Autor/a
Larissa Brasil
Tradução
Nacional
Editora
Independente
Páginas
443
Publicação
2022
“O passado é como um pássaro no escuro, à espreita do melhor momento. Não há como deixá-lo para trás, ou você o enfrenta ou ele te agarra lá na frente.”
Em um armazém na parte baixa de Goya, algo espera a inspetora de polícia Nanda Noronha. Lá, no chão de cimento batido, entre velas acesas, está o corpo de uma menina com o coração arrancado e pintado de preto.
O crime assombra mais uma vez a polícia de Goya, que tempos atrás lidou com um assassino semelhante e não foi capaz de prendê-lo, nem mesmo de descobrir a sua identidade. Sob pressão, a polícia decide “tirar da geladeira” a inspetora que comandou as primeiras investigações no passado e saiu com cicatrizes que nunca se fecharam, a irascível Nanda Noronha.
Com o avanço das investigações e a descoberta de mais meninas mortas que levam a próximas vítimas, Nanda tem apenas uma pergunta em mente: o assassino que a destruiu está de volta ou tem alguém tentando imitá-lo? Nanda precisa confrontar suas próprias assombrações para capturar o assassino em série “Ave Fantasma”, um espectro que não deixa rastros, estásempre a espreitar no escuro e que revela o que há de mais sombrio na alma humana.
RESENHA
Na trama vamos conhecer Nanda Noronha que perdeu o marido há 4 meses após um confronto com o assassino conhecido como Ave fantasma, o que ela não consegue entender é porque somente ela saiu ilesa, ela chegou a fazer terapia para tentar lembrar tudo que havia acontecido na noite do assassinato.
Depois do tempo afastamento dos serviços como policial, ela finalmente retorna à ativa, depois de descobrir que o Ave Fantasma voltou a cometer assassinatos.
Determinada a descobrir o que aconteceu no passado e impedir o assassino de atacar novamente, Nanda parte em busca do serial killer disposta a acabar de uma vez por todas com ele.
Dessa vez, ela precisa estar bem preparada para captura-lo, pois não pode de maneira nenhuma ser derrotada novamente, o problema é ela já se sente derrotada, pois ela só consegue pensar que a cada dia em que ela passa pensando em todos os seus problemas e os traumas que passou, longe de colocar o responsável pelos assassinatos atrás das grades, o número de garotas mortas só aumenta , uma batalha a qual ela tem certeza que nunca vencerá por ter deixado o assassino escapar no passado.
O livro possui gatilhos pois envolve violência contra garotas de 13 anos, é pesado, iremos encontrar diversas cenas repletas de sangue e cenas fortes, mas nem só de violência trata-se essa trama, também encontraremos romance ,vitórias, e uma mulher forte, empenhada, cheia de problemas, que você se sente tão envolvido na história que tem vontade de ajuda-la de qualquer forma, você respira, sente um alívio ao ver as passagens mais tranquilas do livro e quando menos espera, está de volta a toda perturbação que o livro está envolto, uma trama que você pensa bem se quer entrar e quando está envolvido não quer mais abandonar.
Toda estória de passa em Goya , uma cidade fictícia do Brasil, onde Nanda mora e enfrenta por todos os problemas, a inspiração é a cidade real, a capital de Goiás, terra natal da escritora.
Urutau marca o retorno da inspetora Nanda Noronha e apresenta vários relatos de Areia Movediça e O Machado da Casa de Pedra, contos anteriores em que podemos encontrar a policial.
A trama é perfeitamente escrita, possui cenas bem detalhadas, tem personagens que nos encantam e outros que dão raiva, a própria protagonista tem atitudes que a qual não concordamos, mas tudo beira tanto o real que é como se estivéssemos ali, acompanhando tudo bem de perto, uma excelente leitura nacional, que vale muito a pena!