Explore uma seleção de livros que são conhecidos por sua capacidade de criar atmosferas assustadoras e contar histórias arrepiantes. Prepare-se para momentos de suspense e terror ao mergulhar nessas obras!

O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma
”O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King.

O Exorcista
Autor: William Peter Blatt
Editora: Harper Collins
Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe. Neste livro, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção de uma alma inocente. A menina Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta de leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena.

Hell House: A Casa do Inferno
Autor: Richard Matheson
Editora: DarkSide
A Mansão Belasco desponta imponente no horizonte. Poderia uma casa concentrar uma malignidade tão violenta a ponto de destruir seus habitantes com suas chamas? Há décadas, a casa desafia ― e vence ― todos os que ousam perscrutar seus segredos. Mas essa história está prestes a mudar.
Convocados por um milionário que, à beira da morte, quer respostas sobre o que o espera no além, quatro membros de uma equipe investigativa rumam para a diabólica mansão, dispostos a desvendar seus mistérios e derrotar, de uma vez por todas, as presenças malignas que assombram o local. No entanto, como descobrem da maneira mais chocante possível, é preciso mais do que coragem para encarar um mal tão antigo e potente.

Drácula
Autor: Bram Stoker
Editora: Pé da Letra
O amor e mais forte que a mote drácula e um romance de ficção gótica tendo como protagonista o conde drácula. Tornou-se a mais famosa historia de vampiros da literatura. O aclamado autor de literatura de terror Stephen king considerou drácula um dos três grandes clássicos do gênero. Estruturalmente, e um romance epistolar, ou seja, contado como uma serie de cartas, relatos em diário, jornais e registros de bordos. Drácula mistura ficção de terror, gótica e literatura de vampiros.

Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: DarkSide
O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Em Psicose, sem edição no Brasil há 50 anos, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.