Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Drácula

Autor/a
Bram Stoker
Tradução
Lívia Bono
Editora
Pé da letra
Páginas
434
Publicação
2019

O amor é mais forte que a morte. Este é um romance de ficção gótica tendo como protagonista o Conde Drácula. Tornou-se a mais famosa história de vampiros da literatura. O aclamado autor de literatura de terror Stephen king considerou drácula um dos três grandes clássicos do gênero. Estruturalmente, e um romance epistolar, ou seja, contado como uma série de cartas, relatos em diário, jornais e registros de bordos. Drácula mistura ficção de terror, gótica e literatura de vampiros. Embora Stoker não tenha sido influenciado por contos anteriores, o seu romance foi responsável pela popularização dos vampiros através de muitas peças de teatro, cinema e televisão. Drácula ganhou inúmeras interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.

RESENHA

“Drácula” é um romance escrito em 1897 por Bram Stoker, um autor irlandês, que ganhou fama após escrever a obra, porém, este foi seu único sucesso editorial, que além do livro, ficou imortalizado no cinema e na televisão.

Muitas versões de Drácula já foram escritas, o que distingue a obra das anteriormente escritas, é o formato epistolar, a trama é narrada por diferentes personagens através de diários, cartas, registros diversos.

A história relata como o assistente de advogado Jonathan Harker é incumbido de visitar um importante cliente na Transilvânia, o conde Drácula, onde descobre, que será necessário passar alguns dias em seu castelo para que seja possível passar todas as instruções necessárias para viabilizar a transferência do conde para Londres. Mas prontamente, Harker percebe que caiu em uma enorme cilada.

Conforme os dias vão passando, Jonathan vai percebendo alguns hábitos peculiares do conde, como nunca aparecer durante o dia, não janta junto com o hóspede, não tem criados no castelo, com isso, ele se dá conta que está lidando com forças acima do que ele pode compreender e que a essa altura já não é mais um hóspede no castelo, mas sim um prisioneiro.

A obrigação dele é ajudar o conde a comprar uma casa em Londres, propriedade essa, que servirá de moradia para o vampiro que uma vez situado em Londres, irá aterrorizar a cidade fazendo novas vítimas, muitas delas conhecidas de Harker. É nesse momento que a história vai se interligando, apresentando o ponto de vista de vários personagens que de alguma forma são influenciados pelas ações desse perigoso demônio. Nesse ponto eles não fazem ideia com o que estão lidando, e por meio de suas narrativas datadas e situadas em locais distintos, nos faz ficarmos apreensivos imaginando o mal que cerca cada um deles.

Bram Stoker é simplesmente brilhante, apresenta um romance que delineou diversas gerações da literatura mundial, e conseguiu moldar um monstro clássico, que ainda nos dias de hoje é reutilizado à exaustão. A leitura de Drácula é quase que obrigatória, um clássico que merece toda nossa atenção e sem sombras dúvidas, recomendo fortemente sem medo de dizer que é impossível se arrepender de ler.

Nota:
5/5

CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS SORTEIO, TODOS OS MESES.

Ana Carolina

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas