Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BTK Profile: Máscara da Maldade

Autor/a
Roy Wenzl, Tim Potter, L. Kelly e Hurst Laviana
Tradução
Eduardo Alves
Editora
Darkside
Páginas
416
Publicação
2019

Ao longo de três décadas, um monstro aterrorizou os moradores de Wichita, Kansas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia. A nação ficou chocada quando os crimes de BTK ― a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa ― foram enfim associados a Dennis Rader, um vizinho amigável, marido devoto e respeitado presidente da congregação de uma igreja local.

O jornal Wichita Eagle fez a cobertura do assassino em série desde seu primeiro ataque, em janeiro de 1974. Desde então, o jornal, a polícia e o assassino desenvolveram um intricado relacionamento. Foi por meio do Eagle que BTK enviou sua primeira mensagem, em 1974. Foi para o Eagle que, alguns anos depois, o desesperado chefe de polícia de Wichita pediu ajuda para criar uma armadilha para o assassino. Foi em uma carta para o Eagle que BTK anunciou seu reaparecimento, em 2004. E foi por meio dos classificados do jornal que o chefe da investigação levou BTK a cometer um erro que resultou em sua captura, em 2005.

O Wichita Eagle transcreveu todo o julgamento e o postou na internet para que a população tivesse acesso à informação. A imagem da estranha máscara feita de plástico resistente, na qual ele pintara lábios, cílios e sobrancelhas se tornou icônica entre as evidências do caso. A cobertura abrangente e aprofundada ― que gerou mais de oitocentos artigos entre 2004 e 2006 ― rendeu prêmios jornalísticos e elogios a uma dedicada equipe compromissada com a verdade. E virou livro. BTK Profile: Máscara da Maldade é um registro contundente e não uma mera reconstituição do caso, com uma narrativa íntima e completa de um pesadelo que assolou a cidade de Wichita por décadas, contada em primeira mão pelas pessoas que estavam lá desde a chocante descoberta.

RESENHA

O livro narra a experiência e a vivência dos crimes monstruosos cometidos por Dennis Lynn Rader. atos que cercam a monstruosidade de um homem chamado Dennis Lynn Rader, que se intitulou BTK, sigla para bind, torture e kill (amarrar, torturar e matar).

Dennis estava fora de qualquer suspeita, ele era frequentador assíduo da igreja católica, pai, marido, escoteiro. Isso tudo não foi impedimento para que ele cometesse diversos assassinatos brutais que envolviam crianças, mulheres, homens, pessoas idosas. Não havia remorso ou arrependimento, somente o prazer de satisfazer suas fantasias.

Seu primeiro assassinato ocorreu em 1974, quando ainda era jovem. Ele tinha todo o plano arquitetado, para amarrar, torturar e assassinar Josephine Otero, porém, o que ele não esperava, era que os pais e o irmão mais novo da menina estivessem em casa.

Como seus planos haviam sido interrompidos e sem tempo para pensar em algo novo, ele acaba assassinando toda família Otero, ele ficou extremamente excitado e feliz por ter conseguido realizar sua fantasia.

Entre os de 1974 a 1991, foi contabilizado a Dennis 10 casos de assassinatos, por esperar anos para agir entre os assassinatos, a polícia tratou o caso, como se não fosse relacionado a um serial killer, mas BTK é um caso à parte, além de ter uma mente doentia, fazia questão de se exibir, enviou cartas para o jornal local contando todos os detalhes dos assassinatos, falava sobre as posições do corpo ou dava detalhes que somente o assassino teria como saber, comprovando que era ele mesmo quem escrevia.

Em fevereiro de 2005, por conta de um disquete que o assassino decidiu usar para se comunicar, chegou ao fim o legado de barbaridades de BTK,  ao inserir no computador e clicar em propriedades do arquivo, o chefe de polícia viu surgir um nome, Dennis, além disso também os dois locais em que o disquete havia sido inserido, o computador da Igreja Luterana de Cristo e o da  Biblioteca Pública de Park City, logo após descobriu-se que o presidente da congregação chama-se Dennis Rader e o caso foi solucionado e BTK, foi finalmente preso.

Atualmente ele ainda cumpre dez sentenças por prisão perpétua, no estado do Kansas, EUA.

Não preciso nem dizer o quanto esse livro é sensacional, como uma boa fã de true crime, eu gostei muito da experiência da leitura, os detalhes descritos são incríveis e o excelente trabalho feito pela Darkside com imagens e organização do livro, deixa tudo melhor, um ponto muito importante que precisa ser destacado é que toda essa construção de imagens e informações, só foi possível, por conta de um  trabalho de mais de 30 anos, no qual muitos profissionais estiveram envolvidos , é preciso alertar também que para que o leitor tenha uma experiência melhor, alguns dias e detalhes não ocorrem exatamente como o livro mostra, foi preciso Alguns serem recriados para que fizesse mais sentido. Se você ainda não teve oportunidade de realizar a leitura, recomendo que o faça, tendo em conta que a leitura não é recomendada para leitores sensíveis!

Nota:
4/5

CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS SORTEIO, TODOS OS MESES.

Ana Carolina

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas