Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A síndrome [E]

Autor/a

Franck Thilliez

Tradução
André Telles
Editora
Intrínseca
Páginas
368
Publicação
2013

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Henebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo existente entre aquele rolo e a história dos cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

RESENHA

A trama nos apresenta a Ludovic, um homem que tinha grande paixão por filmes antigos de 16mm e 35mm, que está indo em direção a casa de um jovem na cidade de Liège, na Bélgica, para comprar vários desses filmes da coleção de seu pai que acaba de falecer devido a uma queda de uma escada.

Ludovic fica sabendo da venda e tenta chegar o mais cedo possível para conseguir os melhores filmes. Depois de adquirir os filmes ele retorna a sua cidade extremamente animado com as novas aquisições, ele assiste a vários deles e decide assistir um rolo que não tem identificação que revela um filme macabro com cenas extremamente perturbadoras e que acabam deixando Ludovic cego.

É exatamente a partir desse ponto que toda trama começa a se desenrolar, temos capítulos intercalados entre Lucie, uma policial ex-namorada de Ludovic e entre o comissário Franck Sharko, personagem principal da série do autor, ele é um policial veterano que está enfrentando um tratamento para curar a sua esquizofrenia.

Cinco cadáveres são descobertos na França e uma ligação misteriosa do outro lado do oceano conecta o filme macabro com os assassinatos na França e alguns outros que aconteceram há alguns anos no Egito.

A história gira na busca do entendimento na relação entre imagem e cérebro, um jogo que mistura não só na crueldade dos pesquisadores loucos pelo saber como teorias da conspiração e mensagens subliminares. Um dos pontos mais interessantes do livro é o fato do autor criar uma situação baseada em questões científicas, também há referências sobre cinema, neurociência, psicologia e comportamento humano, fatores que têm extrema influência na investigação.

O autor nos apresenta uma grandeza de informações que nem é necessário, buscar mais informações a respeito do tema, isso é um ponto bastante positivo, ele não se preocupou apenas em criar uma trama policial, foi elaborada uma teia muito consistente que permanece com os nós atados até as páginas finais.

Conforme vamos descobrindo as coisas, mais a trama vai se afunilando, ficando cada vez mais tensa e é surpreendente o quanto o ser humano é capaz para comprovar uma tese, os capítulos são curtos, e quando você menos espera já concluiu a leitura. A trama toda é incrível, vale cada minuto da leitura, saí da minha zona de conforto com esse livro e não me arrependo nenhum momento

Preciso fazer alguns alertas a respeito de ‘’A síndrome E’’, a editora Intrínseca realizou o lançamento fora da sequência. Ele é o terceiro e os antecessores não foram traduzidos. Isso não afeta em nada a leitura, pois a história é independente. O livro seguinte, Gataca é o 4º título e já está disponível (em breve trago resenha dele também), e ele preenche todas as lacunas que ficaram abertos entre Lucie e Sharko no volume anterior.

 

Recomendo a leitura de ambos os livros!

Nota:
5/5

CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS SORTEIO, TODOS OS MESES.

Ana Carolina

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas