Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cai o pano

Autor
Agatha Christie
Tradução
Clarisse LIspector
Editora
Nova fronteira
Páginas
218
Publicação
2015

Já em idade avançada, Hercule Poirot volta ao lugar onde investigou o primeiro crime de sua carreira: a mansão Styles. Agora uma hospedaria, ela se torna palco do reencontro do detetive com o velho amigo Capitão Hastings. Mas o que Hastings esperava ser apenas uma estadia comum acaba por despertar os instintos afiados da dupla e levá-los a mergulhar no passado, encontrando uma ligação nunca vista em cinco casos abertos. Agora, todos eles parecem levar misteriosamente à mesma pessoa: X, um dos hóspedes da mansão. 

Mantido em um cofre durante a Segunda Guerra Mundial e publicado apenas em 1975, Cai o pano é a investigação final de seu mais amado personagem e é considerado por especialistas e fãs um dos mais reverenciados romances da Rainha do Crime.

 
 

 

RESENHA

Em Cai o Pano, Hercule Poirot encontra-se no mesmo lugar em que desvendou o seu primeiro caso de assassinato, há anos. Sua presença no local se dá porque ele tem absoluta certeza de que um novo crime será cometido ali. Após se instalar num dos quartos da casa, que se tornou um hotel bastante decadente e muito mal administrado, ele então decide chama Arthur Hastings, que também narra a história e é um grande amigo. 

Diferentemente das outras histórias onde o detetive somente é chamado após o crime acontecer, nessa, Poirot, que possui um dossiê com 5 casos de pessoas que cometeram suicídio ou assassinato, e sabe que esses crimes estranhos foram, cometidos por uma única pessoa, que está no hotel e que ele, para finalizar a sua trajetória como detetive, decide desvendar. Ele sabe quem é o assassino, só precisa provar. 

O problema é que Hercule Poirot, está tão debilitado fisicamente que transforma Hastings, em seus olhos e pernas, para que seja possível descobrir sobre cada pessoa que está no hotel, frequentar todos os espaços sociais do local e obvio extrair cada detalhe e segredo de todas as pessoas que estão no Hotel Styles., cujos donos são um casal chamados Toby e Daisy Luttrell, que é extremamente brava com o seu marido e o trata muito mal até na presença dos hóspedes. 

 Outros hospedes que se encontram no hotel são Judith, filha de Hasting ela trabalha para um médico que possui um laboratório por ali. O médico, John Franklin, junto com a sua mulher, Barbara, que reclama muito da vida, mas tem momentos de felicidade, inquietação, raiva e admiração pelo marido. 

Nesse livro vemos um Poirot já bem idoso e dependente de uma cadeira de rodas e de seu empregado para quase tudo ele está, está sofrendo com sua doença que o impossibilita de andar e com o coração fragilizado, no entanto, seus problemas físicos não impedem que se cérebro esteja 100% e, quando se depara com um novo caso que o faz voltar para a Mansão Styles – local de seu primeiro caso quando chegou à Inglaterra como refugiado

Para quem ainda não teve contato com os livros de Agatha Christie, é interessante conhecer os outros livros da autora, para que seja possível aprender mais sobre a mente de um dos detetives mais importante da literatura, unido ao brilhantismo de Agatha Christie. E quando a leitura chegar ao fim, o leitor sentiremos falta do detetive e também da melhor escritora, policial que nos meses depois de escrever o último caso de Hercule Poirot.

O livro foi mantido em um cofre durante a Segunda Guerra Mundial e publicado apenas em 1975, Cai o pano é a investigação final de seu mais amado personagem e é considerado por especialistas e fãs um dos mais reverenciados romances da Rainha do Crime.

 

 

  

Nota:
5/5

CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS SORTEIO, TODOS OS MESES.

Ana Carolina

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas