Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os seis finalistas

Autor/a
Alexandra Monir
Tradução
Jacqueline Damásio Valpassos
Editora
Jangada
Páginas
328
Publicação
2018

Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d’água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana – e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.

RESENHA

Em Os Seis Finalistas descobrimos que devido as mudanças climáticas, nosso planeta tornou-se inabitável, todas as grandes cidades que conhecemos estão debaixo d’água, e a partir daí buscando uma última tentativa de encontrar um novo lar para a humanidade, é lançada uma missão espacial, cujo objetivo é colonizar Europa, uma das luas de Júpiter.

Para tal missão, são recrutados pela CTEI (Centro de treinamento espacial internacional), vinte e quatro adolescentes para disputar as seis vagas na equipe que deixará a Terra para sempre levando consigo o futuro da raça humana.

Durante a trama somos apresentados a dois desses adolescentes, Leo, um italiano e mergulhador profissional, que perdeu toda sua família numa inundação e que está bastante ansioso para iniciar o treinamento e Naomi, uma americana de ascendência iraniana, que é uma gênia da ciência, porém tem fortes suspeitas em relação a CTEI, visto que uma outra missão semelhante falhou de forma misteriosa.

Ao chegarem do CTEI, o espaço de treinamento e seleção, Leo e Naomi se juntam aos demais selecionados, alguns que aparentemente são amigáveis, outros não. Enquanto os testes, provas e treinamentos são realizados, Naomi forma algumas alianças confiáveis e buscará  de maneira mais discreta possível  encontrar toda a verdade em que acredita existir. Porém, quanto mais competitivo se torna o programa, mais perigoso fica para eles se manterem a salvo, enquanto eventos estranhos trarão à tona informações e segredos tão perigosos quanto os que Naomi imagina.

Durante todo o treinamento eles enfrentam diversos desafios e percebem que a amizade deles é essencial para enfrentarem tudo que está em jogo. Arrumar uma nova moradia para Humanidade, salvar a Terra e suas vidas são alguma das coisas que esses adolescentes irão enfrentar nessa missão.

Quando pensamos em livros ou filmes sobre colonização espacial, quase sempre nos vem à mente ou Marte ou mesmo planetas em um sistema estelar diferente do nosso. Porém nos últimos anos, na vida real, um astro do próprio sistema solar vem ganhando cada vez mais olhares e se tornou bastante cobiçado, a lua jupteriana, Europa. Após ser confirmado que por baixo de sua crosta há um imenso oceano de água líquida, acreditar que a vida extraterrestre existe só aumentou. É possível, que ali encontremos nossos vizinho ou até mesmo que colonizemos num futuro não tão distante.

Utilizar Europa, a lua jupeteriana, como temática para o livro contabiliza muitos pontos positivos à autora. Porque foge do clichê colonizador de Marte e também torna desnecessário simular uma tecnologia fictícia de viagem espacial. Sendo assim, com a lua próxima de nós, a trama ganha estabilidade e se torna mais acreditável. Além de que, Europa ainda é um astro pouco conhecido, logo, as chances de haver ali mistérios e perigos para nós humanos são ainda maiores.

A temática do livro, não é uma das que estão constantemente em minha lista de leitura, mas me surpreendi de forma muito positiva com a trama, toda estória nos prende bastante e a autora soube conduzir a trama muito bem até o fim.
Um livro que sem dúvidas, vale muito a pena ser lido e lembrando que existe uma continuação da estória intitulada ‘’ A descoberta final ‘’ que em breve trago resenha!

Nota:
4.5/5

CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS SORTEIO, TODOS OS MESES.

Ana Carolina

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas